Image Alt

Escolas

O projeto O Meu Palácio! possui uma base experimental, propondo e integrando abordagens que nunca foram implementadas na freguesia da Ajuda.

 

A pensar na população mais jovem residente nos 3 Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (Bip/Zip) da Ajuda – Casalinho da Ajuda, Bairro 2 de Maio e Rio Seco, o projeto prevê uma articulação direta com as escolas locais, nomeadamente a Escola Básica Homero Serpa, Escola Básica Manuel Sérgio e Escola Básica Alexandre Herculano, para planificação e programação conjunta de várias iniciativas, a médio e longo prazo, assumindo-se uma estratégia de envolver alunos e professores para mais facilmente chegarmos às suas famílias.

 

Desde o início de 2021, temos vindo a promover vários encontros, conversas e sessões participativas, em formato presencial e online, com atores e decisores da comunidade educativa local para:

 

– conhecimento mútuo e apresentação do projeto e das várias equipas (incluindo constituição de Focus Groups);

 

– partilha e discussão de propostas de temáticas e iniciativas a desenvolver;

 

– programação, calendarização e implementação das iniciativas acordadas.

 

Ao longo do ano letivo 2021 – 2022 e seguintes, cada escola envolvida neste projeto terá um grupo de alunos e professores a participar com regularidade semanal em visitas orientadas, ateliês e outras iniciativas a desenvolver no palácio, adotando a metodologia preconizada pela Educação Patrimonial.

 

Assim, e a partir do levantamento de questões que conduzam à reflexão, da experiência e do contato direto com os espaços, objetos e evidências disponíveis no Palácio Nacional da Ajuda, em todos os seus múltiplos aspetos, sentidos e significados, procuraremos levar crianças, jovens e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da sua herança cultural, capacitando-os para um melhor usufruto destes bens e propiciando a produção de novos conhecimentos, num processo contínuo de criação cultural.

 

Os denominadores temáticos comuns, já estabelecidos entre o palácio e a comunidade, que pretendemos desenvolver no âmbito da programação em curso são:

– Casa (lar, dormir, comer/o que comemos no dia a dia/dias de festa, lazer…);

– Família (pai, mãe, filhos/irmãos, avós/netos, emigração/imigração, saúde, educação…);

– Trabalho / tempos livres (horta, costura, música…).

 

O tempo de duração do projeto permitirá fazer um trabalho progressivo e contínuo de aprofundamento das metodologias participativas já praticadas no território, noutros âmbitos, no sentido de envolver, quer na fase da conceção quer no acompanhamento, as pessoas que são afetadas (destinatários) e que podem aportarexperiência e conhecimento ao projeto.

 

Pode ir acompanhando as várias iniciativas em curso com a comunidade escolar através das redes sociais do projeto Facebook Book,Instagram e Youtube) ou da agenda online.

Palácio Nacional da Ajuda
Largo da Ajuda
1349-021 Lisboa

http://www.palacioajuda.gov.pt