Image Alt

A nossa missão

A nossa missão

Através do projeto O Meu Palácio! pretende-se recuperar e reforçar laços entre o Palácio Nacional da Ajuda e a população dos bairros da Ajuda, em particular com os residentes nos bairros 2 de Maio, Casalinho e Rio Seco, num projeto inovador de inclusão social e desenvolvimento comunitário a partir das artes, da cultura, da educação e da valorização do património cultural.

Contrariar o ciclo de pobreza das famílias locais, impulsionando o sucesso escolar, a empregabilidade e a participação cívica constituem intentos deste projeto.

Mais do que abrir as portas do monumento à comunidade, pretende-se o envolvimento efetivo da população na criação de uma Programação Artística e Cultural da Comunidade da Ajuda, através de um trabalho continuado que incentive o conhecimento e colaboração mútuos.

O PNA promove o acesso e fruição da arte e história que encerra neste museu, através de visitas orientadas, ateliês de arte e teatro comunitário, encontros de aprendizagem, jogos de xadrez e outros, encenações teatrais, oficinas de música, oficinas de costura e criação de guarda-roupa, oficinas de reparação e manutenção de edifícios antigos e outras oficinas de empregabilidade são algumas das atividades a dinamizar, pensadas para gerar proximidade ao monumento e reforçar laços comunitários e identitários da população com o museu.

A fim de reforçar a aproximação entre o palácio e a comunidade local, será constituída uma bolsa de mediadores/embaixadores do Palácio, com o objetivo de através das ações dinamizadas no âmbito do projeto O Meu Palácio! fortalecer a noção de que este monumento é um palácio do “meu bairro”, um palácio de todos!

Conheça os Parceiros deste projecto

Precisa de esclarecimentos?

Palácio Nacional da Ajuda
Largo da Ajuda
1349-021 Lisboa

http://www.palacioajuda.gov.pt